sábado, 29 de maio de 2010

Democratização do acesso a Educação

Vivemos em um mundo globalizado, onde a inclusão digital, que prevê a acessibilidade de todo cidadão ao computador e Internet vêem sendo utilizada como pilar fundamental para a democratização do ensino e como meio de garantir que os individuos usufruam do exercício dos direitos sociais.

Com o rápido avanço da internet e as novas tecnologias de informação , muito tem se falado a respeito da educação a distância (EAD) no Brasil.

È cada vez mais frequente encontrar Universidades e faculdades ofertando cursos e disciplinas online.

A Educação a distância é o processo de ensino aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial/ou temporariamente. Professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet.

O ensino a distância surgiu da necessidade de atualização das pessoas, tanto no campo profissional, pessoal ou educacional. Surge como uma possibilidade e cria-se um novo olhar para a educação, já que esta ajusta a globalização do conhecimento e a personalização do estudo. A Educação a Distancia, é um modelo educacional histórico que se utiliza dos mecanismos tecnológicos disponíveis e pertinentes em cada época para alcançar uma determinada população. Atualmente, a mesma é vista como uma modalidade de aprendizagem e está inserida, formalmente, no contexto educacional e apresenta expansão veloz no cenário mundial. Tal fato pode ser compreendido ao analisar-se as novas demandas políticas e sociais, posto a necessidade e exigência do aperfeiçoamento profissional no mercado de trabalho, bem como a continuidade dos afazeres do cotidiano, algo que demanda tempo.

A educação tem buscado acompanhar as transformações sociais ocorridas ao longo dos anos, sem denegrir sua função social, que é, primordialmente, possibilitar o pleno desenvolvimento humano.

Sabe-se que cada indivíduo tem formas preferenciais de aprendizagens que são consolidadas, pouco a pouco, ao longo de seu processo escolar. E, para que o aprendiz construa sua autonomia processualmente, o ensino à distância oportuniza e viabiliza várias linguagens de aprendizagem para um determinado assunto. Tal fato demonstra que este contempla vários componentes para o desenvolvimento do sujeito enquanto ser ativo no processo de aquisição do conhecimento (hipertextos, debates, conferências, fóruns, vídeos, imagens e etc.), ou seja, facilita e enriquece o desenvolvimento intelectual.

A autonomia na aprendizagem é algo peculiarmente democrático e requer disciplina, decisão, organização, persistência, motivação, avaliação e responsabilidade. No que tange a educação a distância, ser um aprendiz autônomo é saber utilizar-se dos recursos tecnológicos que esta modalidade disponibiliza, adequando-os às reais necessidades individuais, o que significa dizer: flexibilidade de horário para o estudo, atendimento personalizado, inovação das metodologias de ensino, aperfeiçoamento e novas possibilidades de avaliação da aprendizagem, sem denegrir suas normatizações legais, assim como a ampliação de relacionamentos interpessoais. Além disso, tal modalidade respeita o período de concentração e interesse individual para o estudo, e é sabido que estes têm potencial relação com o desenvolvimento intelectual, permite que toda população tenha acesso ao conhecimento, fazendo com que qualquer pessoa em qualquer lugar, possa continuar seus estudos.

Tratando-se da dimensão que se refere particularmente à autonomia, percebeu-se que a auto-aprendizagem é um mecanismo individual que requer posicionamento, comprometimento e responsabilidade para, então, desfrutar das possibilidades ofertadas pela tecnologia educacional. Entretanto, a mesma é constituída também coletivamente, pois depende de uma instituição educacional empenhada a cumprir de forma eficiente seu papel, fornecendo-lhe aparatos necessários. Os relacionamentos interpessoais e as trocas de conhecimentos também motivam e aceleram aprendizagens e, por isso, são indispensáveis.
Nesse sentido, a educação a distância pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento educacional de um país.

A democratização do ensino deve-se as ações e a luta da universidade aberta a atender à totalidade da população.

9 comentários:

  1. Oi Ana Clara! Gostei muito da relação que você fez da democratização do ensino e a informática a seu favor! legal!

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  2. Olá Ana Clara,

    gostei da forma que vc colocou a função social da informatica, melhor ainda por percebermos nessa realidade.

    Abçs!!
    Camila Bremide

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  3. Oi, Ana,
    Adorei sua notícia! O modelo de EaD se configura como uma alternativa no processo de democratização do acesso ao ensino e as tecnologias são aliadas nesse processo!
    Beijos,
    Laisa Machado

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  4. Olá, Ana Clara,
    Gostei muito da sua notícia!Atualmente não podemos pensar em democratização sem as TICs!
    bjs
    Joelma

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  5. Oi, Ana Clara!

    Muito interessante sua notícia até porque para nós, alunos de EaD, é muito importante ler sobre esta questão! Parabéns!

    Beijos,
    Verônica

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  6. Oi Aninha!
    Quando eu tive meu primeiro filho trabalhava como costureira dentro de minha casa, e ele ficava perto de mim enquanto eu costurava.
    Ao ler sua notícia lembrei imediatamente daquele momento em minha vida comparado ao momento atual da sua. Fico imaginando igualmente você sentada em frente ao computador, fazendo suas leituras e trabalhos de nosso curso de Pedagogia e sua filhinha pertinho de você.
    Sei que se não existisse esse aparato tecnológico, em nossas vidas, seria muito mais complicado para você continuar o curso.
    A inclusão digital é muito importante para a luta feminina contra a exploração que vivemos a séculos.
    Um beijão,Eliane.

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  7. Ana Clara,
    desvincular as TIC's da democracia é não entender a atualidade! Parabéns!
    Flavia Tiziano.

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  8. Ana Clara, Parabéns pela pesquisa, realmente um tema como Democratização do acesso a Educação, não pode passar em branco!!!

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  9. Como você bem disse a evolução da EaD serviu a seu propósito em cada época. Percebo a importância da união dela com as TICs como um grande avanço da real democracia, prestando, assim, sua função social e histórica em nosso país. Porém, devemos levar em conta que a EaD através das tecnologias ainda está um pouco desordenada. Como afirmou e alertou o professor em entrevista ao NET Educação, o crescimento do Ensino à Distância no país avançou muito, mas de maneira desordenada. Ele alerta sobre o despreparo de grande parte das instituições em absorver a atual demanda de alunos, disse ele:"por terem equipes muito enxutas, com modelos pedagógicos pouco atraentes e tentarem mais no retorno financeiro do que na qualiade educacional.
    Até na nossa plataforma, apesar de os conteúdos dos nossos professores, até agora, serem de ótima qualidade e conseguem, realmente, "falar" conosco, de vez em quando ela dá uns "tilt" que nos deixam a ver navios, perdidas nas desinformações acadêmicas, sempre retornando à página principal quando mais precisamos acessar ao fórum ou a sala de conferência. Fora isso a EaD é sim um grande ganho para a população.
    Parabéns pela matéria.

    * José Manuel Moran

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